Como prevenir e tratar manchas de limão na pele
As temidas manchas de limão na pele podem ser prevenidas com simples cuidados. A expert Apolônia Sales revela dicas!
21/01/2025
Com certeza você já passou por isso ou conhece alguém que teve problemas com manchas de limão na pele. Essa reação, conhecida como fitofotodermatite, causa marcas escurecidas e, algumas vezes, difíceis de tratar.
A expert e dermatologista, Apolônia Sales, indica como prevenir e tratar essas manchas indesejáveis. Confira:
✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp
O que são as manchas de limão na pele e como elas surgem?
As famosas manchas de limão, chamadas também de fitofotodermatite, ocorrem devido a uma reação química causada pelas furocumarinas presentes no limão.
Para essa reação acontecer, a pele que teve contato com o limão precisa ser exposta ao sol, levando assim à formação de manchas escuras que podem ser difíceis de remover.
De acordo com a dermatologista, “o limão pode causar manchas na pele porque ele contém furocumarinas, que são substâncias fotossensibilizantes. Elas reagem na pele quando a área que teve contato com o limão é exposta ao sol.”
Veja Mais
Como prevenir manchas de limão na pele?
A prevenção é simples e envolve principalmente atenção ao manusear limões ou alimentos cítricos em ambientes ensolarados.
A expert ressalta, “sempre lavar a área da pele que teve contato com o limão, para retirar a substância que reage com o sol, antes de se expor a luz solar.”
Dicas práticas para prevenir manchas de limão:
- Evite exposição solar após manusear limões: certifique-se de lavar bem as mãos e qualquer área da pele que tenha tido contato com o limão, com água e sabão.
- Use proteção solar: caso você esteja manuseando limões em um local ensolarado, aplique protetor solar nas áreas expostas.
- Atenção redobrada em festas ao ar livre: bebidas com limão ou manipulação de alimentos podem expor a pele às furocumarinas, importante passar filtro solar no rosto e ao redor da boca, que podem ser facilmente atingidos ao beber um drink com limão, por exemplo.
Manchei a pele com limão, como tratar?
Se a mancha de limão já se formou, é importante seguir alguns passos para evitar que ela escureça ainda mais e tratar a área afetada.
Dra. Apolônia explica que na fase mais inflamatória, logo no início, podem ser usadas pomadas de corticoide, hidratantes e protetores solares na área das manchas também são importantes no cuidado.
“Para clarear as manchas escuras utilizamos clareadores usados no tratamento de manchas comuns da pele”, revela a dermatologista.
Ao notar que a sua pele está manchada, procure um dermatologista, que pode indicar o tratamento adequado dependendo da fase dessa inflamação na pele.